domingo, 15 de outubro de 2017

Taça de Nice 2017

Taça de Nice 2017



A Taça de Nice desta temporada contou com a presença de vários patinadores de renome internacional.
Denis Ten (Cazaquistão), vencedor da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sochi, e Han Yan (China) foram os cabeças de cartaz da categoria masculina no escalão sénior. Han Yan sagrou-se vencedor de forma categórica.
Han Yan liderou a competição quer no curto como no livre. No programa curto, o patinador chinês obteve 94.29pts e todos os elementos amealharam graus de execução positivos. Ele arriscou o triplo axel, um quádruplo toeloop e uma combinação de triplo lutz+triplo toeloop. O peão em baixo com mudança de pé foi classificado com o nível 3. A sequência de passos, o peão camel com entrada saltada e o peão de combinação com mudança de pé foram de nível 4. Nos componentes, as suas médias balizaram-se entre 8.50 (performance) e 8.71 (perícia).
No programa livre, Han Yan ficou com uma nota de 165.38pts. Houve três elementos punidos com grau de execução negativo: a sequência coreográfica, o triplo flip e o triplo loop. Houve ainda um outro erro nos saltos pois Han Yan falhou a terceira combinação no programa, que era suposto ter sido um triplo flip+duplo ou triplo toeloop. O melhor elemento foi o triplo axel inicial. Ele voltou a arriscar o quádruplo toeloop tal como no programa curto. O peão em baixo com mudança de pé e a sequência de passos foram de nível 3 enquanto o peão camel com entrada saltada e o peão de combinação com mudança de pé atingiram o nível 4. Na segunda nota, as médias dos componentes fixaram-se entre 8.39 (transições) e 8.82 (perícia).
Se o objectivo de Han Yan foi atingido para esta fase da época, o mesmo não se poderá dizer de Denis Ten. O patinador do Cazaquistão ficou em sexto lugar no programa curto com uma nota de 72.48pts. O quádruplo salchow e o triplo axel foram incompletos e consequentemente foram penalizados em sede de grau de execução. Além disso, ele caiu em ambos os saltos pelo que ainda houve lugar a duas deduções automáticas. A combinação efectuada foi meramente de triplo toeloop+triplo toeloop. A sequência de passos, o peão camel com mudança de pé e o peão de combinação com mudança de pé foram classificados com o nível 4. O peão em baixo com mudança de pé foi de nível 3. Os seus componentes até foram bons tendo em conta a prestação do patinador e fixaram-se entre 7.75 (performance) e 8.18 (perícia e composição).

Denis foi quinto classificado no programa livre com uma pontuação de 142.03pts. Os saltos voltaram a ser problemáticos para este patinador. Dos oito elementos de salto, seis foram punidos com grau de execução negativo. O axel simples, que deveria ter sido um triplo, ficou apenas com o valor base. O duplo axel final foi o único salto que obteve grau de execução positivo. Ele tentou o quádruplo toeloop e o quádruplo salchow mas não resultaram. O peão em baixo com entrada saltada foi de nível 3 e os restantes peões bem como a sequência de passos atingiram o nível 4. Os componentes foram um pouco exagerados e fixaram-se entre 7.89 (transições) e 8.46 (interpretação da música). 


Na categoria de pares a vitória sorriu ao par chinês Xiaoyu Yu & Hao Zhang que liderou a competição nas suas duas fases e ficou no topo da tabela de forma destacada.
No programa curto, Yu & Zhang conquistaram uma nota de 68.91pts. O único elemento punido com grau de execução negativo foi o triplo toeloop lado-a-lado. O maravilhoso triplo twist, a sequência de passos e a figura de elevação foram de nível 4. A figura de elevação escolhida foi uma do grupo 3 de dificuldade com mudança da mão do parceiro para a anca da patinadora. O peão e a espiral da morte interior para a frente foram de nível 3. O triplo loop lançado correu bem. Nos segmentos dos componentes, as médias deste par balizaram-se entre 7.50 (transições) e 7.81 na performance. O juiz n.º 4 é que não ficou nada impressionado… a nota mais alta que lhe marcou foi 7.00 e marcou-lhe três segmentos entre 6.25 e 6.50.

O par chinês obteve 124.70pts no programa livre. Os saltos lado-a-lado correram mal e o triplo salchow bem como a tentativa de combinação de triplo toeloop+duplo toeloop foram punidos com grau de execução negativo. A patinadora falhou em ambos os elementos e chegou mesmo a cair no triplo toeloop, não tendo conseguido realizar o duplo toeloop. Como saltos lançados, este par efectuou um triplo loop e um triplo salchow. Os dois peões, o triplo twist e as três figuras de elevação atingiram o nível 4. A espiral da morte exterior para trás foi de nível 3. Na segunda nota, os componentes do programa ficaram entre 7.69 nas transições e 8.06 na perícia. 




Na categoria feminina a medalha de ouro ficou na posse da russa Alisa Fedichkina mas a chinesa Xiangning Li, que terminou em segundo lugar, deu luta até ao fim. A medalha de bronze foi para casa da ucraniana Anna Khnychenkova. É de destacar a desistência da alemã Nathalie Weinzierl e da belga Loena Hendrickx pois esse facto retirou alguma da disputa esperada pelas medalhas.


Alisa Fedichkina é uma patinadora elegante e agradável de se ver mas como é russa tem de lidar com muita concorrência interna pelo que ela tem de aproveitar todas as oportunidades para aparecer nas pistas internacionais. Neste prova as coisas correram-lhe bem no programa curto onde ela apresentou um plano de saltos que consistiu num duplo axel, uma combinação de triplo flip+triplo toeloop e um triplo lutz. A combinação de saltos e o lutz foram efectuados na segunda metade do esquema e por isso beneficiaram de 10% de bónus no valor base. A sequência de passos e todos os peões cumpriram os critérios exigidos para o nível 4. No que diz respeito à nota de apresentação o juiz n.º 7 não pareceu muito impressionado visto que foi o membro do painel que lhe marcou notas mais baixas, incluindo um 5.75 nas transições. O juiz n.º 1 foi o que lhe atribuiu notas mais altas nos componentes nomeadamente 8.00 na performance e na composição. As suas médias acabaram por fixar-se em 7.04 na perícia, 6.86 nas transições, 7.18 na performance, 7.25 na composição e 7.25 na interpretação da música. A sua nota total no curto foi de 65.89pts.


No programa livre Alisa ficou com uma pontuação de 116.19pts. O axel não lhe correu como ela tinha planeado. Estava previsto que Alisa executasse um duplo axel logo no início do programa e uma combinação de duplo axel+duplo toeloop na segunda parte do esquema. Em ambas as ocasiões Alisa acabou por realizar apenas um axel simples. Essa circunstância fez baixar o valor base, sendo que ela também não capitalizou nos graus de execução. Na combinação de triplo flip+triplo toeloop houve lugar a penalização de -1.50pts no valor base devido a grau de execução negativo – faltou ¼ de volta na terceira rotação do toeloop e o salto não foi tão perfeito como poderia ter sido. Os restantes elementos do esquema beneficiaram de grau de execução positivo nomeadamente a combinação de triplo lutz+triplo toeloop+duplo toeloop, o triplo lutz, o triplo loop e o triplo salchow. O peão layback e o peão de combinação com mudança de pé atingiram o nível 4 enquanto o peão camel com entrada saltada e a sequência de passos foram de nível 3. Na nota de apresentação, esta patinadora conquistou médias de 7.21 na perícia, 6.96 nas transições, 7.07 na performance, 7.14 na composição e 7.11 na interpretação da música.


No entanto, quem venceu o programa livre nesta competição foi a chinesa Xiangning Li com uma nota de 118.83pts. Apenas um elemento do seu programa foi penalizado com grau de execução negativo: o triplo toeloop onde faltou cerca de ¼ de volta para o salto ser efectivamente completo. Os juízes consideraram que ela realizou com sucesso a combinação de triplo flip+duplo toeloop, a combinação de triplo lutz+duplo toeloop, o triplo flip, o triplo lutz, a combinação de duplo axel+loop simples+triplo salchow e o duplo axel isolado. O peão layback e o peão camel com entrada saltada mereceram a classificação de nível 4 sendo que o peão de combinação com mudança de pé e a sequência de passos foi de nível 3. Nos segmentos dos componentes que compõem a segunda nota, a atleta chinesa ficou com médias de 7.11 na perícia, 6.61 nas transições, 7.04 na performance, 6.93 na composição e 6.89 na interpretação da música.


No programa curto Xiangning obteve uma nota de 60.45pts. O triplo lutz correu-lhe mal e o painel de juízes teve de marcar grau de execução negativo nesse elemento. De resto ela perdeu para Fedichkina também na forma como o esquema de saltos foi realizado pois a russa colocou a combinação na segunda metade do programa enquanto a chinesa realizou a combinação logo como primeiro elemento. Uma coisa curiosa é que o tal juiz n.º 7 no programa curto inflacionou as notas da atleta chinesa nos segmentos dos componentes tendo mesmo chegado ao ponto de lhe atribuir 9.00 na performance! Além disso, esse juiz esteve em contradição com o restante painel. Comparando as duas atletas parece-me que Fedichkina é uma atleta mais refinada e mais completa a nível artístico do que Li.



Penny Coomes & Nicholas Buckland venceram esta Taça tal como era esperado. O par britânico ficou em primeiro lugar na dança curta e também na dança livre. Penny & Nicholas obtiveram uma nota de 68.40pts, o que para eles foi muito bom. Os passos obrigatórios de rumba e a figura de elevação em curva atingiram o nível 4. Os twizzles, a sequência parcial de passos e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foram de nível 3. É de salientar que eles conseguiram marcar todos os pontos-chave da rumba e isso valorizou o elemento. Quanto à segunda nota, as médias apuradas nos segmentos dos componentes foram as seguintes: 8.25 na perícia, 8.30 nas transições, 8.35 na performance, 8.45 na composição e 8.40 na interpretação da música/timing. Na dança livre eles conseguiram 104.58pts no total. Depois do apuramento do valor base de cada elemento realizado, a nota técnica de partida foi de 40.40pts, a que se somaram 13.36pts graças à acumulação de graus de execução positivo. Como elementos coreográficos, Penny e Nicholas apresentaram um peão logo no início do esquema e uma elevação como último elemento. Em termos de sequências de passos, a sequência na diagonal foi de nível 2 e a sequência em serpentina foi de nível 3. Todas as figuras de elevação, os twizzles e o peão atingiram o nível 4. As médias apuradas nos segmentos dos componentes fixaram-se em 8.50 na perícia, 8.25 nas transições, 8.45 na performance, 8.60 na composição e 8.55 na interpretação da música/timing.

A luta pelas medalhas de prata e bronze foi renhida. O par chinês Shiyue Wang & Xinyu Liu acabou por conseguir segurar a medalha de prata enquanto os franceses Marie Jade Lauriault & Romain Le Gac levaram a medalha de bronze para casa. A diferença entre estes dois pares foi apenas de 0.56pts! Eu tinha apostado que os ucranianos Alexandra Nazarova & Maxym Nikitin iriam ficar no pódio mas eles falharam esse objectivo por menos de dois pontos, tendo terminado na quinta posição. A competição de dança acabou por ser bastante interessante por causa desta luta.



Escalão Sénior

Senhoras

Vídeos

Alisa Fedichkina
Curto

Livre

Resultado Final


Homens

Vídeos

Han Yan
Curto

Livre

Jorik Hendrickx
Curto

Livre

Peter Liebers
Curto

Livre

Denis Ten
Curto

Livre

Resultado Final


Dança

Vídeos

Coomes & Buckland
Curta

Livre

Wang & Liu
Curta

Livre

Lauriault & LeGac
Curta

Livre

Abachkina & Thauron
Curta

Livre

Nazarova & Nikitin
Curta

Livre

Fear & Gibson
Curta

Livre

Torn & Partanen
Curta

Livre

Resultado Final


Pares

Vídeos

Yu & Zhang
Curto

Livre

Hocke & Blommaert
Curto

Livre

Kim & Kam
Curto

Livre
Indisponível

Jones & Boyadji
Curto

Livre

Barquero & Maestu
Curto

Livre

Resultado Final


Escalão Júnior

Senhoras

Vídeos

Anastasia Gubanova
Curto

Livre


Resultado Final


Homens

Vídeos

Matyas Belohradsky
Curto
Livre


Resultado Final


Sem comentários:

Enviar um comentário